UHE Canoas I
Canoas I é uma das mais novas hidrelétricas do Paranapanema, inaugurada em 1999, gerando 82,5 MW. Essa usina também traz em seu projeto uma grande preocupação pela preservação do meio ambiente. Diversos programas ambientais são realizados visando preservar substancial parcela da flora e da fauna nas áreas que circundam os empreendimentos.
UHE Canoas II
Canoas II – assim como Canoas I – é um típico exemplo de respeito pela natureza. Em sua concepção, optou-se pela construção de uma hidrelétrica de menor porte, sendo possível reduzir em mais de 40% a área de inundação de terras férteis.
UHE Cachoeira Caldeirão
A usina Cachoeira Caldeirão, no rio Araguari – AP, iniciou suas operações em maio de 2016. Com capacidade instalada de 219 MW, o empreendimento conta com investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão e possui 100% de sua energia assegurada comercializada no Leilão A-5, de dezembro de 2012.
UHE Chavantes
Com 414 MW de potência instalada, a usina Chavantes foi iniciada em 1959 e teve seu primeiro grupo gerador em operação em 1970. Sua barragem proporciona o armazenamento de 8,8 bilhões de m³ de água, regularizando grande parte da vazão média do rio, o que contribui para o controle de cheias.
UHE Capivara
Maior usina do Rio Paranapanema com 643 MW de potência instalada, Capivara possui também o maior reservatório ao longo do rio, com mais de 609 km² de área e 10,5 bilhões de m³ represados.
UHE Garibaldi
A usina hidrelétrica Garibaldi está localizada entre as cidades de Abdon Batista e Cerro Negro, em Santa Catarina e tem capacidade instalada de 191,9 MW.
Desde 2013, quando entrou em operação, a usina tem se destacado também no desenvolvimento de programas ambientais e sociais – 26 ao todo, com objetivo de preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade local.
UHE Ilha Solteira
A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior do Rio Paraná e a sexta maior em operação do Brasil, com potência instalada de 3.444 MW. Está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).
Em conjunto com Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.
UHE Jupiá
Concluída em 1974, e com capacidade instalada de 1.551,2 MW, a Usina Hidrelétrica Jupiá está localizada no Rio Paraná, entre as cidades de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS). A usina ainda dispõe de eclusa, que possibilita a navegação e a integração hidroviária entre os rios Paraná e Tietê.
UHE Jurumirim
Quando a usina foi inaugurada, várias cidades da região passaram ao abastecimento regular de energia elétrica. Com um reservatório de 7 bilhões de m³ de água e mais de 470 km² de área inundada, hoje a barragem de Jurumirim é peça-chave no aproveitamento da região do Médio Paranapanema.
PCH Palmeiras
Localizada no Rio Sapucaí – Mirim na mesorregião de Ribeirão Preto, a PCH Palmeiras tem uma capacidade instalada de 16,5 MW.
PCH Retiro
Localizada no Rio Sapucaí – Mirim, a PCH Retiro, juntamente com a PCH Palmeiras, é parte integrante da geração em energia limpa de baixo impacto ambiental.
UHE Rosana
Localizada no Pontal do Paranapanema, Rosana é a usina mais próxima da foz do rio, quando suas águas se juntam àquelas vindas do rio Paraná. Sua construção começou em julho de 1980 e a montagem da usina foi escalonada.
UHE Salto
Com 116 MW de potência instalada, a usina hidrelétrica Salto está localizada nos municípios de Caçu e Itarumã, a 380 km de Goiânia – GO. São destaque ainda os 27 projetos socioambientais desenvolvidos e a participação como membro efetivo no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba, auxiliando nas discussões e melhorias sustentáveis da região.
UHE Salto Grande
Mais antiga hidrelétrica em operação no Rio Paranapanema, as obras da UHE Salto Grande contribuíram para o desenvolvimento local, atraindo indústrias e fomentando o transporte ferroviário. Sua inauguração foi em 28 de abril de 1958, mas somente começou a operar com carga máxima em abril de 1960, quando o último grupo gerador entrou em operação.
UHE Santo Antônio do Jari
Localizada na divisa entre o Pará e o Amapá, a usina de Santo Antônio do Jari foi construída para ser um marco da sustentabilidade. Ela tem barragem e vertedouro em concreto, com altura máxima de 15 metros, comprimento total de 2.800 metros e conta com turbinas tipo kaplan com capacidade de produzir 392,95 MW. Energia suficiente para atender 3 milhões de pessoas.
UHE São Manoel
Com capacidade instalada de 735,84 MW, a usina São Manoel está localizada no rio Teles Pires, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará. Energia suficiente para atender cerca 2,5 milhões de pessoas, o que representa cerca de quatro vezes a cidade de Cuiabá e uma vez e meia a cidade de Belém.
UHE Taquaruçu
A usina Taquaruçu é a segunda maior do rio Paranapanema em capacidade de geração, sendo composta por cinco turbinas, com potência total de 525 MW. Essa usina tem a importante função de controlar a vazão do rio Paranapanema, por meio de nove comportas, por onde podem passar um total de 18,1 mil m³ de água por segundo.
Sobre a CTG
Contato
São Paulo 55 (11) 5632 - 3200
Rua Funchal 418, 3º andar04551-060 | São Paulo – SP | Brasil
Curitiba55 (41) 3514 -1800
Praça São Paulo da Cruz, 50 21º andar | 80030-480 | Curitiba – PR
De segunda à sexta das 9h00 às 18h00Para comercialização de energia ligue para: (11) 5501-3400 ou envie um e-mail para: comercial@ctgbr.com.br