

12.08.2021
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, avança nas ações de responsabilidade social envolvendo as comunidades do entorno de suas hidrelétricas. Por meio do programa Usina de Negócios, três grupos de famílias agricultoras, incluindo mulheres e quilombolas, foram selecionados e receberão mentoria para elaboração de um plano de negócios capaz de gerar aumento de produtividade e renda, além de capital inicial (ou encaminhamento para microcrédito), acompanhamento de indicadores de resultados e apoio no fortalecimento de suas redes. O programa está sendo realizado em parceria com o Instituto Meio, instituição privada sem fins lucrativos, com previsão de conclusão para 2022.
“O investimento social gerado a partir do Usina de Negócios permitirá que essas famílias tenham a oportunidade de melhorar suas condições de trabalho e renda, valorizando as características únicas de cada atividade produtiva, unindo esforços para minimizar as dificuldades enfrentadas por esse setor durante a pandemia”, explica Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.
Os três grupos produtivos foram selecionados de um total de 23 inscritos e são provenientes da agricultura familiar, desempenhando atividades como plantio de hortaliças, grãos, frutas e apicultura e beneficiando mais de 70 famílias localizadas nas comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Garibaldi, no Rio Canoas, em Santa Catarina. São eles: Associação dos Produtores Rurais Quilombolas Invernada dos Negros, de Abdon Batista, Associação das Mulheres do Cruzeirinho e Associação Sabor da Serra, ambos de Cerro Negro. Agora, com os grupos selecionados, o programa segue para as etapas de aceleração, incubação e conquista de autonomia.
O programa Usina de Negócios começou em 2020, com o diagnóstico das vocações produtivas e os potenciais grupos de produtores locais. Além dessa edição focada em grupos produtivos localizados na região da Usina Garibaldi, o projeto também contempla formação gratuita em empreendedorismo na região da Usina Jurumirim, no Rio Paranapanema. O investimento total da CTG Brasil no programa é de R$ 1 milhão e o objetivo é expandir a iniciativa para outras regiões na área de atuação da empresa nos próximos anos.