17.12.2025
EcoBikeTrack, Camping Pedrinha, Yacy Ecoturismo e Santa Fé Lazer e Conhecimento colhem resultados expressivos após Projeto Usina de Negócios
Quatro empreendimentos da região de Angra Doce estão colhendo os frutos de um ciclo de aprendizado, investimento e crescimento sustentável. O EcoBikeTrack, de Ribeirão Claro (PR); o Camping Pedrinha e o Yacy Ecoturismo, de Piraju (SP); e o Santa Fé Lazer e Conhecimento, de Itaporanga (SP), foram os protagonistas de uma das edições do Usina de Negócios, projeto estruturante do Programa de Geração de Renda da CTG Brasil realizado em parceria com o Instituto Meio.
O programa destinou R$ 162 mil em investimentos aos quatro projetos, que passaram por oficinas de planejamento, consultorias técnicas e ações de fortalecimento em comunicação, infraestrutura e criação de produtos turísticos. O projeto começou com um diagnóstico territorial, mapeando o potencial turístico de 15 municípios, e seguiu com um chamamento público voltado a negócios com foco em turismo sustentável, geração de renda e valorização da cultura local. O resultado foi o crescimento médio de 60% no faturamento dos empreendimentos entre fevereiro e agosto de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Impacto regional
Cada negócio apresentou avanços significativos após a participação no projeto – o EcoBikeTrack investiu em sinalização, equipamentos e novos roteiros para o cicloturismo, ampliando o público e atraindo visitantes de toda a região. Já o Camping Pedrinha modernizou sua estrutura e incorporou novas atrações de lazer, fortalecendo o turismo de natureza. O Yacy Ecoturismo diversificou experiências, com novos passeios aquáticos e gastronômicos que valorizam a cultura local, e o Santa Fé Lazer e Conhecimento ampliou sua atuação em turismo educativo, com a criação de espaços voltados à conscientização ambiental.
Desenvolvimento sustentável
Criado em 2020, o Usina de Negócios surgiu como projeto-piloto para direcionar investimentos sociais da CTG Brasil em iniciativas de geração de trabalho e renda. Inicialmente, o projeto foi estruturado em duas frentes principais: empreendedores individuais e pequenas empresas na região da Usina Hidrelétrica Jurumirim (SP), além de grupos produtivos comunitários no entorno da Usina Hidrelétrica Garibaldi (SC). Atualmente, o projeto também está sendo realizado no interior da Paraíba, na região do Seridó, bem como no norte de Minas Gerais, na região de Arinos (MG), em parceria com o Instituto Meio e com foco no fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente agricultura familiar e caprinocultura leiteira.
“Nosso compromisso é contribuir para que as regiões onde atuamos se desenvolvam de forma sustentável e integrada. O sucesso do Usina de Negócios mostra que o turismo pode ser um vetor de transformação econômica e social quando há engajamento da comunidade e planejamento estratégico”, destacou Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade da CTG Brasil.