Pular para o conteúdo

CTG Brasil | CTG Brasil renova certificações ISO

 Imagem de um profissional da CTG Brasil em uma das Usinas

CTG Brasil renova certificações ISO

 Imagem de um profissional da CTG Brasil em uma das Usinas

CTG Brasil renova certificações ISO

03.10.2023

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, obteve a recertificação das normas “ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade)”, “ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental”), “ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional”) e “ISO 55001 (Gestão de Ativos e Sistema de Gestão”), que reforçam, mais uma vez, a posição da empresa como referência em práticas de mercado e certificação de empreendimentos de geração de energia no Brasil.

As recertificações, auditadas pela Fundação Vanzolini, abrangem as 12 usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas administradas pela empresa nos rios Paranapanema, Paraná, Verde, Canoas e Sapucaí-Mirim.

“Na CTG Brasil, as certificações ISO vão muito além de estar em conformidade com padrões internacionais, elas refletem o compromisso da companhia com a melhoria contínua de seus processos, com mais eficiência em nossos processos. Como consequência, permitem que a empresa se organize melhor internamente, com ganho de produtividade e melhor governança, tornando-se cada vez mais competitiva no mercado”, detalha Natasha Durazzo Balassanian, Diretora de Auditoria Interna, Compliance, Riscos, Controles Internos e Qualidade da CTG Brasil.

Em 2023, ocorreu a unificação do escopo da empresa que antes era para usinas e comercialização. Agora, as operações são auditadas em um único escopo que abrange toda a CTG Brasil, envolvendo as áreas de Operação, Manutenção, Administração e Comercialização de Energia. Do início do ano até setembro, foram executadas 3.423 ações, além de 265 processos avaliados em RoadMap e auditorias interna e externa, envolvendo 341 funcionários em 1.524 horas trabalhadas.

As atividades da qualidade iniciaram-se em janeiro, com a avaliação das áreas denominada RoadMap, depois ocorreram as auditorias internas e auditorias de requisitos legais, e, por fim, as auditorias externas para verificação dos processos. Em paralelo, foram executadas etapas importantes, como gestão de melhoria (ações), documentos, indicadores de processos e gestão de processo (desenho e revisão dos mapas de processo).

“Mantemos o nosso foco no caminho da ‘Excelência em tudo’ e no fortalecimento do nosso modelo de gestão. Nossa companhia continua sendo referência no setor de energia, e também benchmark para outras empresas, por ser uma das primeiras geradoras no Brasil a receber e manter de forma integrada esse conjunto de certificações ISO”, afirma Jacques Vigato, Gerente de Riscos, Controles Internos e Qualidade da CTG Brasil.