

22.10.2022
Selo é referência nacional para mensuração e gerenciamento de emissões de GEE. Empresa compensa 100% das emissões diretas de gases de efeito estufa referentes às suas operações e assume compromisso de ser carbono negativo nos próximos anos.
A CTG Brasil foi reconhecida, pela terceira vez, com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referência nacional de mensuração e gerenciamento de inventários de GEE (gases de efeito estufa) de empresas e governos. O reconhecimento foi conquistado pela demonstração no atendimento de todos os critérios de integridade e transparência na publicação dos dados de emissões de GEE referentes a 2021.
No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.
Compensação das emissões
A CTG Brasil compensou 100% das emissões diretas de gases de efeito estufa referentes à sua operação em 2021 (escopo 1) e às emissões indiretas relacionadas ao consumo de energia elétrica pela companhia (escopo 2). O montante compensado foi de 1.286 toneladas de CO2.
É o terceiro ano consecutivo que a empresa compensa as emissões de todas as suas operações considerando esses dois escopos, graças à adesão ao projeto REDD+ Jari-Amapá. A iniciativa capacita famílias agroextrativistas da Amazônia para o manejo sustentável da floresta, em uma área de 220 mil hectares na região do Vale do Jari. A companhia apoia o projeto com a compra de créditos de carbono.
“Esse selo é um importante indicador dos nossos esforços focados na gestão de emissões de GEE, onde podemos comprovar, com toda a transparência, as iniciativas que temos adotado em nosso dia a dia e a forma como compensamos as emissões de gases de efeito estufa”, conta Simone Leite, especialista de Meio Ambiente.
Com esse resultado já consolidado e reconhecido pelo mercado, a empresa trabalha agora para alcançar sua ambição em tornar-se carbono negativo nos próximos anos. Para isso, criou um grupo de trabalho multidisciplinar para planejar seus próximos passos nesta direção. “Vamos ampliar a abrangência do nosso inventário de emissões e desenvolver estudos específicos sobre os riscos e oportunidades do nosso negócio, diante do contexto das mudanças climáticas”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da empresa. A meta é parte da Plataforma ESG, lançada recentemente pela empresa.