

15.10.2025
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do País, apresenta, via Lei de Incentivo, a turnê brasileira 2025 do Balé Nacional da China. Uma das companhias mais prestigiadas do mundo desembarca no Brasil para apresentações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo com a produção GuoNian, uma celebração do ano novo chinês, embalado pela emblemática música composta por Tchaikovsky sob encomenda do coreógrafo Marius Petipa, em 1892.
O patrocínio ao evento está integrado a estratégia de investimento social da companhia, alinhado ao pilar Diversidade cultural e relação entre Brasil e China, e ao cuidado com o meio ambiente. A CTG Brasil irá neutralizar 100% das emissões de carbono da turnê brasileira 2025 do Balé Nacional da China.
As 318 toneladas de CO2 equivalentes provenientes do transporte internacional, deslocamentos internos e hospedagens dos artistas e da equipe de produção da turnê correspondem a cerca de 18% do volume total das emissões registradas para a CTG Brasil em 2024 e serão compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono certificados por padrões internacionais, como o Verified Carbon Standard (VCS), administrado pela Verra (verra.org/). Esses créditos, provenientes do projeto certificado de reflorestamento e preservação ambiental na bacia amazônica REDD+ RESEX Jacundá, asseguram a neutralização das emissões estimadas da turnê, contribuindo para a mitigação de gases de efeito estufa e reforçando o compromisso da CTG Brasil com a sustentabilidade.
“A turnê brasileira do Balé Nacional da China é uma iniciativa que vai além da arte e da aproximação cultural entre Brasil e China. Essa temporada é também um compromisso com a sustentabilidade. Todas as emissões de carbono das apresentações serão compensadas pela CTG Brasil, em parceria com a GSS Carbono e Bioinovação, reafirmando a atuação estratégica da empresa na transição energética. Cada apresentação celebra não apenas a tradição, a dança e a música, mas também o cuidado com o planeta e o futuro das próximas gerações”, afirma Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade e ESG da CTG Brasil.
Balé Nacional da China – Guonian, O Ano Novo Chinês
A turnê do Balé Nacional da China inclui apresentações em Brasília (6 de outubro), Rio de Janeiro (9 a 12 de outubro, na Cidade das Artes) e em São Paulo (16 a 19 de outubro, no Teatro Bradesco).
Com coreografia e direção de Zhao Ming, GuoNian é uma celebração visual que une a tradição do balé clássico europeu à riqueza simbólica da cultura chinesa. Reconhecido por sua habilidade em integrar linguagens coreográficas do Oriente e do Ocidente, Zhao Ming imprime à obra uma assinatura artística refinada e contemporânea. Sua abordagem inventiva e delicada é essencial para o impacto estético de GuoNian — uma explosão de cores, formas e movimentos que promete encantar tanto os admiradores da dança quanto o grande público, de todas as idades.
Com mais de 60 bailarinos em cena, figurinos exuberantes e cenários grandiosos, o espetáculo transforma o Natal europeu em uma celebração vibrante do Ano Novo Chinês. Nesta montagem única, a história é conduzida pela trilha original de Tchaikovsky, agora ambientada em uma tradicional feira de Pequim, na véspera do Ano Novo Lunar. Símbolos como os doze animais do zodíaco, lanternas vermelhas e criaturas do folclore chinês transformam o clássico em uma jornada encantada entre realidade e sonho.
A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CTG Brasil, com patrocínio da SPIC Brasil, produção da Dellarte e realização da Gaia e do Ministério da Cultura – União e Reconstrução, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.
Sobre a companhia
Fundado em 1959, o Balé Nacional da China é a companhia oficial de balé da República Popular da China e uma das mais prestigiadas instituições artísticas do país. Com sede no Teatro Tianqiao, em Pequim, foi estruturada com base na escola russa de balé clássico e ao longo das décadas desenvolveu uma identidade própria, que une excelência técnica, sofisticação estética e referências culturais chinesas.
Com um repertório que ultrapassa 190 títulos, a companhia apresenta balés chineses originais, clássicos do repertório internacional e criações contemporâneas. Obras assinadas por grandes coreógrafos como Natalia Makarova, Roland Petit, Ben Stevenson, George Balanchine, entre outros, integram sua programação, ao lado de montagens autorais que reforçam a singularidade do balé chinês no cenário mundial.
Sob a liderança da respeitada Feng Ying, o Balé Nacional da China representa oficialmente o país em turnês internacionais e atua como verdadeiro embaixador cultural, promovendo o diálogo entre o Oriente e o Ocidente por meio da linguagem universal da dança.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 15 usinas hidrelétricas, 12 parques eólicos e um complexo solar, com capacidade instalada total de 9 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a DELLARTE
Uma das maiores produtoras de soluções e eventos culturais do país, atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.
John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo- Yo Ma, City of Birmingham Symphony Orchestra com Sir Simon Rattle, New York Philharmonic com Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Cia Joaquim Cortez, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e Chick Corea são alguns dos nomes que já se apresentaram no Brasil pelas mãos da Dellarte.