

03.09.2021
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, foi reconhecida pelo Ranking 100 Open Startups como uma das corporações líderes em inovação aberta no Brasil. Na categoria TOP 5 Energias Renováveis, a CTG Brasil integra o ranking junto a outras quatro empresas (Engie, Neoenergia, Raízen e Solví) que, juntas, são responsáveis por 87% dos relacionamentos com startups identificadas no setor de energia. O prêmio fortalece o DNA de inovação da companhia que, em 2020, investiu mais de R$ 24 milhões em projetos de inovação e Pesquisa&Desenvolvimento.
Em pronunciamento durante a cerimônia de premiação, o CEO da CTG Brasil, Zhao Jianqiang, destacou as ações de inovação como parte estratégica do compromisso de longo prazo da companhia com o País. “Nossas ações visam desenvolver uma cultura de inovação sólida, gerando valor e sustentabilidade para a empresa e para a sociedade. Trabalhar em parceria com startups e conectados com ecossistemas de inovação faz parte da nossa estratégia para nos tornarmos referência em geração de energia limpa no Brasil, e esse prêmio reforça essa atuação”, comemorou.
Na categoria Energias Renováveis, o ranking identificou 32 corporações que praticam inovação aberta com startups no Brasil, sendo que 19 delas se relacionaram com startups pela primeira vez no último ano. No total, as corporações do setor estabeleceram 420 relacionamentos de negócios com 213 startups no período, um crescimento de 145% em relação à edição 2020 do ranking. O tipo de contrato mais comum foi o matchmaking e conexão com as startups, seguido pela contratação de serviços ou produtos das startups.
“Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como referência para o mercado, construído a partir de critérios objetivos, com a proposta de reconhecer e premiar as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo”, conclui Bruno Rondani, CEO da plataforma 100 Open Startups.
Inovação aberta impulsiona ambiente sustentável
Como parte do DNA da CTG Brasil, a cultura de inovação aberta vem sendo fortalecida ao longo dos anos e abrange todas as áreas da companhia, favorecendo os negócios e gerando impactos positivos para o meio ambiente e para as comunidades nas regiões das operações da empresa. Em complemento à carteira de projetos de P&D em andamento com startups, a criação, em 2019, do Digital Innovation Lab, laboratório de inovação da CTG Brasil em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e em 2020 do Clean Energy Innovation Hub, em parceria com o Senai, fomentaram ainda mais o ambiente de inovação, a partir do desenvolvimento científico e da transformação digital dos negócios da empresa, o que favorece também o desenvolvimento do setor elétrico no País. Atualmente, são 25 projetos de P&D em andamento na CTG Brasil relacionados a geração fotovoltaica, mobilidade elétrica, segurança regulatória, entre outras frentes.
“Queremos avançar ainda mais em inovação e as parcerias com instituições que são referências nessa área, como Acate e Senai, favorecem essa imersão no ecossistema de inovação aberta, permitindo construir conexões promissoras com startups, universidades e empresas, e fortalecendo o desenvolvimento de outras frentes de pesquisa”, afirma Carlos Nascimento, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CTG Brasil.