Pular para o conteúdo

CTG Brasil | CTG Brasil aproxima comunidade do universo da energia com visitas e exposição na UHE Ilha Solteira

 Imagem de um profissional da CTG Brasil em uma das Usinas

CTG Brasil aproxima comunidade do universo da energia com visitas e exposição na UHE Ilha Solteira

 Imagem de um profissional da CTG Brasil em uma das Usinas

CTG Brasil aproxima comunidade do universo da energia com visitas e exposição na UHE Ilha Solteira

17.12.2025

Programa educativo alia história, tecnologia e segurança para despertar o interesse de estudantes pela geração limpa e renovável

A Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, uma das maiores e mais importantes do Brasil, tornou-se também um espaço de aprendizado e descoberta. A Usina abriga uma exposição permanente que combina história, inovação e interatividade, oferecendo ao público uma imersão no universo da geração de energia elétrica.

Além de apresentar a grandiosidade técnica e histórica da usina, a visita guiada conduz os visitantes com um olhar voltado à educação ambiental e à segurança — pilares da atuação da companhia. O trabalho educativo é coordenado por Marcelo Milan de Sousa, profissional da CTG Brasil responsável pelo Programa de Visitas.

A visitação é aberta a grupos escolares, universidades e turistas interessados em conhecer de perto o funcionamento de uma das maiores Hidrelétricas do País. As atividades começam com uma integração de segurança, onde os visitantes recebem capacetes e orientações sobre conduta dentro da Usina. Em seguida, o público é guiado pela exposição permanente, que reúne painéis interativos, equipamentos históricos e curiosidades técnicas. O acervo permite folhear um livro gigante que narra a construção da Usina, gerar energia pedalando em uma bicicleta ergométrica e aprender conceitos do setor elétrico em um painel giratório.

Os visitantes também descem ao subsolo da Usina, onde observam uma turbina hidráulica em pleno funcionamento, experiência que aproxima a teoria da prática e desperta o interesse por ciência e tecnologia.

“Atendemos no Programa de Visita os mais variados públicos, de estudantes às pessoas da cidade e turistas. É muito gratificante estar à frente desse projeto e mostrar o funcionamento e a importância de uma Usina Hidrelétrica para a sociedade. É uma troca de aprendizado muito enriquecedora”, afirma Marcelo Milan, que destaca a importância de transformar a visita em um momento de aprendizado e inspiração.

 

Ilha Solteira: mais de 50 anos de energia e modernização
Inaugurada em 1973, a UHE Ilha Solteira é um marco da engenharia nacional. Localizada no Rio Paraná, entre as cidades de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), possui 3.444 MW de capacidade instalada e, junto com a UHE Jupiá, forma o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.

Para garantir sua eficiência nas próximas décadas, a CTG Brasil conduz um dos maiores programas de modernização do setor elétrico nacional, com R$ 3 bilhões em investimentos na UHE Ilha Solteira e UHE Jupiá.

Na UHE Ilha Solteira também está em operação o Centro de Operação da Geração (COG), o “cérebro” responsável por monitorar e controlar, em tempo real, 14 usinas hidrelétricas com 70 unidades geradoras em todo o País, mais um parque solar localizado em Arinos e um parque eólico na Serra da Palmeira.

“O Programa de Visita é parte do nosso compromisso de proximidade e conexão da CTG Brasil e dos nossos ativos com as pessoas das comunidades onde estamos presentes. Para além dos seus 50 anos de operação, os visitantes podem conhecer a importância da usina para o País e os projetos de inovação que garantem a geração de energia limpa e renovável”, destacou Luis Lisboa Humphreys, gerente de Desempenho de Negócios da CTG Brasil.

 

Visitas educativas e gratuitas
O Programa de Visitas da CTG Brasil é gratuito e deve ser agendado pelo e-mail visita.ctgbrasil@ctgbr.com.br. As atividades ocorrem de terça a quinta-feira (para escolas e grupos de até 50 pessoas) e às sextas-feiras (para o público em geral), sempre às 9h e 14h. A idade mínima é de 7 anos, e é obrigatório o uso de calça comprida, sapato fechado e camiseta com manga.