

08.05.2023
Objetivo da empresa é comercializar Certificados de Energia Renovável aos clientes e ampliar oportunidades de negócios para principais players do País
A CTG Brasil, uma das maiores geradoras de energia limpa do País, habilitou as cinco maiores usinas hidrelétricas do seu portfólio para oferecerem Certificados de Energia Renovável, conhecidos como RECs, comprovando a origem 100% limpa da energia gerada. As UHEs habilitadas são Ilha Solteira, Jupiá, Capivara, Taquaruçu e Rosana. A empresa deve ampliar a iniciativa para seus outros ativos, de acordo com o crescimento de demandas.
“A iniciativa reforça o core business mundial da CTG, que é gerar energia limpa e renovável, e amplia nossas oportunidades comerciais com a possibilidade de se aproximar de players com necessidade de certificar a origem da energia comprada”, afirma Vitor Lazzareschi, diretor de Comercialização da CTG Brasil. Os primeiros certificados foram comercializados para grandes empresas dos setores farmacêutico, metalúrgico e energético.
Os RECs são um certificado de atributo energético que oferecem rastreabilidade para cada megawatt-hora (MWh) de eletricidade gerada a partir de uma fonte renovável. Os RECs comercializados pela CTG Brasil possuem chancela internacional, com o rastreio e procedência garantidos pelo The International REC Standard, e pelo Instituto Totum, órgão emissor local e representante do International REC Standard.
A estratégia inicial da CTG Brasil é comercializar os RECs em todo o Brasil, em submercados diversos, com a disponibilidade tanto para atender empresas que desejam comprar energia da CTG Brasil juntamente com o certificado REC, quanto aquelas que são clientes da companhia e queiram validar sua origem renovável. O potencial de vendas está atrelado à garantia física das usinas habilitadas. O processo de certificação das Usinas para comercialização dos certificados teve início em 2021 em um projeto liderado pela área de ESG, em parceria com a área de comercialização.
“Muito além de um diferencial competitivo de venda de energia, os RECs estão diretamente alinhados com a nossa estratégia ESG e nossa ambição de sermos protagonista nas discussões sobre Mudanças Climáticas e Transição Energética contribuindo para que nossos clientes comprem energia de uma matriz limpa”, explica Salete da Hora, Diretora de ESG & Marca da CTG Brasil.