

08.02.2023
Profissionais da empresa apresentaram os procedimentos de segurança em eventuais situações de emergência durante períodos de cheias e secas.
A CTG Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Garibaldi, realizou no último dia 07 de fevereiro, no município de Abdon Batista (SC), uma reunião para apresentar o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) e o Plano de Ação de Emergência (PAE). O objetivo foi compartilhar com órgãos públicos e comunidade o conjunto de normas e procedimentos de segurança em eventuais situações de emergência.
Realizado em parceria com as prefeituras e defesas civis municipais, o SOSEm trata dos aspectos técnicos, organizacionais e administrativos das hidrelétricas, com o propósito de garantir a segurança operacional dos reservatórios durante períodos de secas e cheias. Além de considerar a segurança das comunidades ribeirinhas, o sistema toma providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas.
Durante o encontro – aberto à comunidade e para os quais são convidados representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e Ambiental – a operação das usinas em períodos secos ou chuvosos é abordada de maneira didática. O intuito é garantir a segurança operacional das barragens e das comunidades.
“Promover o alinhamento entre a CTG Brasil, poder público e comunidades dessas regiões é uma maneira de nos preparamos para períodos extremos e de demonstrarmos a seriedade do processo de operação dos reservatórios, pensando na segurança de todos e explicando também as características do setor energético brasileiro. É uma ação preventiva, acima de tudo”, explica Fernando Antonio Sestari Filho, gerente de Engenharia da Operação.
O encontro abordou também sobre o processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), que visa orientar a população sobre os procedimentos de segurança em áreas de risco.
“Importante destacar que o PAE tem caráter preventivo. Todas as usinas operadas pela companhia são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens”, diz Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil e Segurança de Barragens da CTG Brasil.
Boletins e Telecheia
Para o período de cheias, a CTG Brasil envia às entidades municipais e outros públicos cadastrados, boletins diários na hipótese de previsão de vazão acima do normal nas usinas.
A empresa também disponibiliza o Telecheia (0800 770 2428), serviço que funciona 24 horas para informações sobre as vazões.