Pular para o conteúdo

CTG Brasil | Preservação da Biodiversidade

Imagem área da borda de um dos reservatórios da CTG Brasil.

Preservação da Biodiversidade

Imagem área da borda de um dos reservatórios da CTG Brasil.

Preservação da Biodiversidade

O cuidado com o meio ambiente é uma das nossas prioridades.

Nossas iniciativas buscam além do atendimento aos requisitos legais e têm como objetivo a aplicação de uma gestão ambiental comprometida com as comunidades nas quais atuamos. Conheça algumas das ações que desenvolvemos.

 

Restauração Florestal

A restauração florestal é umas das principais formas de contribuímos para recuperação de áreas do entorno das nossas operações. Neste trabalho, privilegiamos áreas de conexão que permitam interligar trechos de mata já existentes, propiciando a formação de corredores para o fluxo de fauna silvestre. Ao longo do Rio Paranapanema, que banha oito das nossas Usinas, quase sete mil hectares já foram reflorestados, o equivalente a sete mil campos de futebol.

 

imagem de uma área próxima a um rio sendo reflorestada. Um trator carrega mudas de plantas e pessoas fazem o manejo das plantas

Imagem de mudas de arvores

 

Programa de Promoção Florestal

Apoiamos projetos de restauração florestal, individuais ou comunitários, na Bacia do Rio Paranapanema. Fornecemos gratuitamente mudas de qualidade, com diversidade genética e florística de espécies nativas, além de subsídios técnicos para a implantação e manutenção dos reflorestamentos, para assim, aumentar a cobertura arbórea nativa dessa região. Desde 1999 já distribuímos mais de 3,5 milhões mudas em 78 municípios nos estados de São Paulo e Paraná, ajudando a restaurar mais de 2.330 hectares em mais de 1.250 propriedades. Tal iniciativa permite que as propriedades rurais possam se adequar ambientalmente, recobrindo as áreas de preservação permanente de diferentes tipos, proporcionando a formação de reservas legais.

 

Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna

Para garantir a diversidade de peixes dos nossos reservatórios, mantemos uma estação de piscicultura na UHE Salto Grande, com 54 tanques que ocupam uma área de 20 mil metros quadrados. Nela produzimos filhotes de peixes, mais conhecidos como alevinos. A partir deste trabalho, realizamos solturas de peixes de espécies nativas e regionais, autorizadas pelo Ibama, em diversos rios que banham todas as nossas Usinas. Por ano, cerca de 3,6 milhões de alevinos, são soltos. As espécies de peixes soltas (pacu, piracanjuba, curimbatá, piau três pintas, dourado) nos reservatórios além de serem nativas regionais e ocuparem diferentes nichos ecológicos, possuem valor para pesca para a comunidade lindeira.

 

No foco da imagem está um profissional da CTG Brasil segurando um peixe. Ao fundo, outros profissionais estão em um tanque segurando uma rede com outros peixes