ATUAÇÃO RESPONSÁVEL
Atuar de forma responsável, ética e transparente, garantindo uma boa reputação e o Compliance da Companhia
|GRI 103-2, 103-3|
Eficiência Operacional
Excelência comercial
Excelência financeira
Eficiência em suporte corporativo
Estratégia e crescimento
Sustentabilidade & Cultura corporativa
“O projeto de modernização das usinas Ilha Solteira e Jupiá reforça o nosso compromisso de longo prazo e com o futuro do País. Para alcançar o sucesso, estabelecemos uma equipe de colaboração e complementação, responsável pela otimização do escopo e gestão da qualidade em processos de melhoria contínua. Nesse trabalho, a profunda integração do time sino-brasileiro está sendo muito positiva e acredito que tornará as nossas usinas um grande modelo no setor de energia.”
Ma Long, Diretor de Capex.
INVESTIMENTOS
TOTAL
INVESTIMENTOS (R$ MIL) | |||||
Total | Rio Paranapanema | Rio Paraná | Rio Canoas | Rio Verde | |
Expansão | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Modernização | 400.139 | 57.942 | 342.197 | 0 | 0 |
Manutenção | 16.918 | 14.964 | 526 | 751 | 677 |
Operação | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Outros | 19.221 | 8.137 | 791 | 5.579 | 4.714 |
Total | 436.278 | 81.043 | 343.514 | 6.330 | 5.391 |
R$ 3 BILHÕES PARA ILHA SOLTEIRA E JUPIÁ
A modernização das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira tem como objetivo restaurar os equipamentos até sua condição original, melhorar a confiabilidade e a eficiência nos processos de operação e manutenção, estender a vida útil de componentes eletromecânicos e garantir que as duas geradoras mantenham seu papel de protagonistas na matriz energética brasileira. Ilha Solteira, com 3.444MW de potência instalada, é a maior usina do Estado de São Paulo e a sexta maior em operação no Brasil.
Expertise chinesa
Desde o início do processo de modernização, as equipes de Engenharia Capex e de Operação e Manutenção (O&M) têm o apoio de dez técnicos especialistas chineses, que trabalham lado a lado com os colaboradores brasileiros, trocando experiências e aprimorando procedimentos. Os profissionais compartilham o conhecimento acumulado pela CTG na China no desenvolvimento e na construção de grandes e complexos projetos hidrelétricos e adquirem conhecimento e experiências em processos de modernização no Brasil.
ATUAÇÃO RESPONSÁVEL
Atuar de forma responsável, ética e transparente, garantindo a conformidade
e a boa reputação da empresa
GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE
Entendidos como fundamentais para uma empresa que quer ser referência no setor de energia limpa, os temas de sustentabilidade são gerenciados com o apoio de uma estrutura de governança específica.
• Comitê de Sustentabilidade: Apresenta políticas e procedimentos que serão aprovados pelo Comitê Executivo (Executive Board), garantindo o comprometimento e engajamento dos colaboradores, a comunicação e disseminação das ações para a liderança, além de revisar periodicamente o desempenho da Companhia nos pilares de sua estratégia de sustentabilidade, propondo mudanças e/ou manutenção dos eixos de ação.
• Grupos de Trabalho de Sustentabilidade: São criados sob demanda do Comitê de Sustentabilidade para executar atividades específicas, como elaboração de planos de ação relacionados aos pilares de sustentabilidade, proposta e monitoramento dos indicadores de gestão.
• Área de Marca, Comunicação & Sustentabilidade: Mobiliza e apoia o processo de difusão da sustentabilidade na Companhia, mantém registro dos resultados das reuniões e garante comunicação e disseminação das ações para as partes interessadas.
RELACIONAMENTO COM PARTES INTERESSADAS
FORNECEDORES
Parte interessada
|GRI 102-40|
Fornecedores
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Gestão dos contratos | Negociações de preços de produtos e serviços fornecidos | Saúde e segurança dos colaboradores contratados | Ética e integridade.
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Contatos e reuniões da área de Suprimentos com os principais fornecedores em novos processos de contratação | Monitoramento mensal pelas áreas gestoras do cumprimento das obrigações contratuais | Reuniões de integração no início do serviço | Encontros de saúde e segurança.
CLIENTES
Parte interessada
|GRI 102-40|
Clientes
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Gestão dos contratos | Satisfação com o produto e serviços | Ética e integridade
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Reuniões, telefonemas, e-mails, e-mail marketing | Campanhas promocionais | Pesquisa de satisfação | Website | Fale conosco (site corporativo) | Redes sociais
COLABORADORES
Parte interessada
|GRI 102-40|
Colaboradores
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Saúde e segurança | Compliance | Cultura | Desenvolvimento | Ética e integridade
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Comunicados diários sobre temas que deve ser de conhecimento dos colaboradores| Acontece (e-mail semanal, com assuntos da empresa e do setor) | We Chat (noticias diárias, em inglês) | CTG TV (noticias da empresa e eventos futuros) | Campanhas internas | Pesquisa de clima | Canal de Ética.
COMUNIDADES LOCAIS
Parte interessada
|GRI 102-40|
Comunidades locais (associações, lideranças)
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Apoio ao desenvolvimento local | Criação de emprego e renda | Preservação e proteção ambiental | Ética e integridade
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Reuniões do Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) | Telecheia |Canal de Ética | Website | Redes sociais | Fale conosco (site corporativo) | Fale com a gente (plataforma de Voluntariado V2V)
GOVERNO E ÓRGÃOS REGULADORES
Parte interessada
|GRI 102-40|
Governo e órgãos reguladores
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Conformidade com a regulamentação do setor | Estabilidade e confiabilidade das operações
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Reuniões presenciais, áudio e videoconferências | Fóruns e eventos setoriais
ASSOCIAÇÕES SETORIAIS
Parte interessada
|GRI 102-40|
Associações setoriais
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Aperfeiçoamento de políticas públicas e da regulamentação do setor elétrico brasileiro
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Reuniões e encontros periódicos com as principais entidades representativas do setor elétrico. Em 2017 representantes da CTG Brasil integravam o conselho, coordenavam e participavam de grupos de trabalho da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine); integravam o conselho e grupos de trabalho da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage); faziam parte de comitês e grupos de trabalho da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Energia Elétrica (ABCE). A Companhia é,associada ainda de: Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Instituto Acende Brasil, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Reputation Institute; Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec), Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e China Council for the Promotion of International Trade (CCPIT).
|GRI 102-13|
ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Parte interessada
|GRI 102-40|
Organizações do terceiro setor (ONGs,
organizações internacionais)
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Parcerias visando contribuir com o desenvolvimento local | Criação de emprego e renda | Preservação e proteção ambiental | Ética e integridade.
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
E-mails, telefonemas e reuniões presenciais | Website | Redes sociais| Fale conosco (site corporativo) | Fale com a gente (plataforma de Voluntariado V2V)
IMPRENSA
Parte interessada
|GRI 102-40|
Imprensa
Principais preocupações
|GRI 102-44|
Conformidade ambiental e socioeconômica | Apoio ao desenvolvimento local | Estabilidade e confiabilidade das operações | Ética e integridade.
Iniciativas de engajamento
|GRI 102-43|
Assessoria de imprensa | Website | Redes sociais | Entrevistas com porta-vozes
REDES SOCIAIS
As redes sociais são espaço para a CTG Brasil divulgar diariamente os acontecimentos da empresa, apresentar informações e curiosidades sobre o setor, tanto por meio de postagens como de vídeos. Nos canais mantidos pela empresa, o Facebook registrou 106 mil likes em 2017; o LinkedIn tem 7 mil seguidores e o Instagram, canal recém-lançado, registrou 136 inscritos. Há grande interação nos posts que envolvem colaboradores. No YouTube são mantidos vídeos sobre projetos e realizações da Companhia, registrando-se 4.527 visualizações em 2017.
Início
Sobre o relatório
Mensagem da administração
A CTG Brasil
1. Atuação responsável
Estratégia e visão de futuro
Governança corporativa
2. Sustentabilidade e inovação nas operações
Desempenho econômico-financeiro
Inovação
3. Desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores
Gestão de pessoas
Saúde e segurança
4. Responsabilidade na cadeia de valor
5. Engajamento com a comunidade
6. Proteção ambiental
Indicadores Aneel
Sumário GRI Standards
Informações corporativas
Eficiência Operacional
Excelência comercial
Excelência financeira
Eficiência em suporte corporativo
Estratégia e crescimento
Sustentabilidade & Cultura corporativa