RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE 2017

ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Atuar de forma responsável, ética e transparente, garantindo uma boa reputação e o Compliance da Companhia

ESTRATÉGIA E VISÃO DE FUTURO

 
Em sua visão de futuro, a CTG Brasil assumiu o compromisso de “Prover energia limpa para as pessoas por meio de projetos em harmonia com o planeta”. Para se aproximar cada vez mais desse ideal, a empresa tem centralizado seus esforços em aprimorar suas práticas de gestão e preparar-se para novos ciclos de crescimento baseando-se em práticas sustentáveis e na geração de valor em longo prazo.
Os direcionadores estratégicos adotados para o atual ciclo estratégico são a busca da excelência operacional, a eficiência e a disciplina financeira, a otimização de seu desempenho comercial, além de práticas sustentáveis e a construção de uma cultura corporativa que combine as melhores características de renomadas empresas brasileiras e chinesas.
Para transformar a diversidade em vantagem competitiva, a CTG Brasil tem dado especial atenção à integração de seus negócios, observando e valorizando as diversas experiências e culturas e compartilhando-as com toda a organização. Ao privilegiar as melhores práticas e extrair o melhor da experiência de seus profissionais, harmoniza seus processos e se fortalece para novos desafios.
A empresa conta com uma área de Novos Negócios ativa e atenta a novas oportunidades de crescimento, para identificar investimentos coerentes e equilibrados que possam contribuir na busca de sua visão de futuro.

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OBJETIVOS ESTRATÉGICOS CTG BRASIL

Integração
Depois das aquisições realizadas entre 2014 e 2016 – que incluem participações acionárias, as concessões das usinas Jupiá e Ilha Solteira (Rio Paraná), Garibaldi (Rio Canoas), Salto (Rio Verde) e os ativos geridos pela Duke Energy Rio Paranapanema – a CTG Brasil direcionou seus esforços em 2017 para a consolidação dos negócios. Nesse sentido, é essencial a integração de políticas, processos e sistemas de gestão das empresas que fazem parte do grupo.
Ao longo do ano, foi definida a estratégia de tecnologia de informação e iniciada a seleção do software de Enterprise Resource Planning (ERP) para integrar todos os dados e processos. Houve a migração do datacenter da Rio Paranapanema e iniciativas de ganhos rápidos de unificação de sistemas de suporte das usinas.
 
INVESTIMENTOS
Ao longo de 2017, foram investidos R$ 436,3 milhões, dos quais
R$ 400,1 milhões (91,7%) em modernização e atualização de equipamentos, de forma a manter a disponibilidade e confiabilidade das unidades geradoras.
O grande projeto iniciado no ano foi o de modernização das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, orçado em R$ 3 bilhões para execução em dez anos (o projeto é detalhado no box a seguir). Outro investimento relevante referiu-se à continuidade das obras de repotenciação das unidades geradoras 1, 2 e 4 da UHE Capivara, que vai elevar a garantia física da usina em mais 8,1 MW até o início de 2019 com a conclusão da fase 2 desse projeto.
Nas usinas Salto (Rio Verde) e Garibaldi (Rio Canoas), os recursos foram direcionados a atividades de manutenção.

“O projeto de modernização das usinas Ilha Solteira e Jupiá reforça o nosso compromisso de longo prazo e com o futuro do País. Para alcançar o sucesso, estabelecemos uma equipe de colaboração e complementação, responsável pela otimização do escopo e gestão da qualidade em processos de melhoria contínua. Nesse trabalho, a profunda integração do time sino-brasileiro está sendo muito positiva e acredito que tornará as nossas usinas um grande modelo no setor de energia.”

 

Ma Long, Diretor de Capex.

INVESTIMENTOS

TOTAL

INVESTIMENTOS (R$ MIL)
Total Rio Paranapanema Rio Paraná Rio Canoas Rio Verde
Expansão 0 0 0 0 0
Modernização 400.139 57.942 342.197 0 0
Manutenção 16.918 14.964 526 751 677
Operação 0 0 0 0 0
Outros 19.221 8.137 791 5.579 4.714
Total 436.278 81.043 343.514 6.330 5.391

R$ 3 BILHÕES PARA ILHA SOLTEIRA E JUPIÁ

 

A modernização das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira tem como objetivo restaurar os equipamentos até sua condição original, melhorar a confiabilidade e a eficiência nos processos de operação e manutenção, estender a vida útil de componentes eletromecânicos e garantir que as duas geradoras mantenham seu papel de protagonistas na matriz energética brasileira. Ilha Solteira, com 3.444MW de potência instalada, é a maior usina do Estado de São Paulo e a sexta maior em operação no Brasil.

 

Expertise chinesa

Desde o início do processo de modernização, as equipes de Engenharia Capex e de Operação e Manutenção (O&M) têm o apoio de dez técnicos especialistas chineses, que trabalham lado a lado com os colaboradores brasileiros, trocando experiências e aprimorando procedimentos. Os profissionais compartilham o conhecimento acumulado pela CTG na China no desenvolvimento e na construção de grandes e complexos projetos hidrelétricos e adquirem conhecimento e experiências em processos de modernização no Brasil.

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
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Ao longo de 2017, o tema sustentabilidade foi definido como um dos direcionadores para a criação de valor da CTG Brasil, o que motivou a elaboração de uma Política e de uma Estratégia de Sustentabilidade, inspiradas no princípio de que a Companhia tem como missão “gerar energia limpa para as pessoas por meio de projetos em harmonia com o planeta”. Por essa razão, está comprometida com a conservação e proteção ambiental, a saúde e a segurança de seus colaboradores, a melhoria da qualidade de vida da sociedade e com o desenvolvimento sustentável. Assim, a política e as ações de sustentabilidade foram definidas a partir da visão de cooperação e integração de longo prazo, considerando tanto o respeito ao meio ambiente como as questões socioeconômicas.
Com a definição da Estratégia, foram elaborados seis pilares de Sustentabilidade, cada um deles com metas, indicadores e planos de ação: Engajamento com a comunidade, Proteção ambiental, Sustentabilidade e Inovação nas Operações, Desenvolvimento e bem-estar dos Colaboradores, Responsabilidade na cadeia de valor e Atuação responsável – este último transversal a todas as operações.
O processo é coordenado pelo Comitê de Sustentabilidade e tem o apoio de Grupos de Trabalho, com o objetivo de assegurar que os princípios de responsabilidade social façam parte da governança e estejam refletidos em sua estrutura e cultura empresarial. Foram adotadas como referência as normas ISO 26000 e NBR 16000, de responsabilidade social, e ISO 14001, de gestão ambiental, focando na gestão sistemática de riscos e impactos socioambientais e oportunidades de promoção do desenvolvimento sustentável. |GRI 102-11|
Compromissos – A CTG Brasil é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas que visa encorajar as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social, corporativa e de sustentabilidade. Portanto, em sua estratégia e seus planos de ação, a Companhia adota os dez princípios relacionados a direitos humanos, direitos do trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Também aderiu em 2017 ao Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que promovem e desenvolvem programas de voluntariado empresarial. |GRI 102-12|

 

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Atuar de forma responsável, ética e transparente, garantindo a conformidade
e a boa reputação da empresa

GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE

 

Entendidos como fundamentais para uma empresa que quer ser referência no setor de energia limpa, os temas de sustentabilidade são gerenciados com o apoio de uma estrutura de governança específica.

Comitê de Sustentabilidade: Apresenta políticas e procedimentos que serão aprovados pelo Comitê Executivo (Executive Board), garantindo o comprometimento e engajamento dos colaboradores, a comunicação e disseminação das ações para a liderança, além de revisar periodicamente o desempenho da Companhia nos pilares de sua estratégia de sustentabilidade, propondo mudanças e/ou manutenção dos eixos de ação.

• Grupos de Trabalho de Sustentabilidade: São criados sob demanda do Comitê de Sustentabilidade para executar atividades específicas, como elaboração de planos de ação relacionados aos pilares de sustentabilidade, proposta e monitoramento dos indicadores de gestão.

• Área de Marca, Comunicação & Sustentabilidade: Mobiliza e apoia o processo de difusão da sustentabilidade na Companhia, mantém registro dos resultados das reuniões e garante comunicação e disseminação das ações para as partes interessadas.

RELACIONAMENTO COM PARTES INTERESSADAS

REDES SOCIAIS

 

As redes sociais são espaço para a CTG Brasil divulgar diariamente os acontecimentos da empresa, apresentar informações e curiosidades sobre o setor, tanto por meio de postagens como de vídeos. Nos canais mantidos pela empresa, o Facebook registrou 106 mil likes em 2017; o LinkedIn tem 7 mil seguidores e o Instagram, canal recém-lançado, registrou 136 inscritos. Há grande interação nos posts que envolvem colaboradores. No YouTube são mantidos vídeos sobre projetos e realizações da Companhia, registrando-se 4.527 visualizações em 2017.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

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Empenhada em exercitar os mais altos padrões de governança, norteada por princípios de transparência, honestidade e negociação justa, a CTG Brasil tem aprimorado sua estrutura e seus processos de gestão. Em 2017 implementou o Programa de Compliance, publicou e disseminou seu Código de Ética e Conduta nos Negócios, e criou o Canal de Ética e Políticas de Sistemas de Controles Internos, Gerenciamento de Riscos Corporativos, Compliance, Conflito de Interesse, Contratação de Parentes, Medidas Disciplinares, Prevenção à Corrupção, Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, Interação com Poder Público, Relatos de Não Conformidade e Due Diligence de Fornecedores, Clientes e Parceiros. Esse processo incluiu a elaboração dos respectivos procedimentos que dão suporte às políticas.
Também estabeleceu a estrutura de governança de sustentabilidade, visando criar e manter um ambiente em que esses princípios e compromissos sejam colocados em prática e integrados em toda a organização.
Para 2018, está prevista a elaboração de relatório trimestral interno, com informações econômico-financeiras, sociais e ambientais e de governança de todos os ativos para o apoio à gestão sustentável dos negócios. Um relatório preliminar já foi enviado ao Comitê de Sustentabilidade para validação.
 
ESTRUTURA DE GOVERNANÇA
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China Three Gorges Brasil Energia
A estrutura da governança da CTG Brasil é composta pelo Conselho Consultivo e pela Diretoria Executiva, denominada internamente como Comitê Executivo, com mandatos estabelecidos quando de sua respectiva eleição. A Diretoria Executiva é composta por até cinco diretores, residentes no Brasil, sendo um nomeado diretor-presidente.
Comitê Executivo (Executive Board – EB) – Atualmente, o Comitê Executivo é composto por quatro integrantes. A nomeação dos diretores-executivos está sujeita à aprovação unânime dos sócios. Cabe ao Comitê Executivo conduzir a gestão dos negócios sociais da CTG Brasil. São mantidos processos para garantir o funcionamento e a regularidade dessas instâncias, incluindo um cronograma de reuniões.
Conselho Consultivo – Entre outras atividades, supervisiona as ações dos diretores; examina livros, documentos da empresa, Relatório da Administração, da Diretoria Executiva e Demonstrações Financeiras; aprova e/ou modificar o plano anual de negócios, o orçamento anual ou de dispêndio de capital (Capex); e submete à reunião de sócios proposta para estabelecer planos de remuneração ou benefícios aos executivos.
Comitês – No apoio à gestão atuam os seguintes comitês multidisciplinares, que são integrados por membros do Comitê Executivo e/ou de diversas diretorias: Ética; Sustentabilidade; Modernização; Gestão de Riscos de Negócio (Business Risk Management Committee); Estratégia Comercial; e Gestão de Crises. Comitês a serem implantados em 2018: Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Riscos e Compliance.
As empresas Rio Paraná, Rio Paranapanema, Rio Verde e Rio Canoas mantêm estruturas próprias de governança, estabelecidas em seus Estatutos Sociais.
 
Rio Paraná, Rio Verde e Rio Canoas
O Conselho de Administração e a Diretoria têm mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição. O Conselho é responsável, entre outras atribuições, por estabelecer o direcionamento estratégico, fixar políticas, proteger o patrimônio da empresa, definir a política de dividendos e orientar a Diretoria para maximizar o valor do negócio. Os quatro conselheiros – um presidente, um vice-presidente e dois conselheiros sem designação específica – são eleitos pela Assembleia Geral. A Diretoria é composta por três membros, todos sem designação específica, eleitos pelo Conselho de Administração.
Mediante solicitação do acionista, pode ser instalado o Conselho Fiscal, que será composto por três a cinco membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária seguinte à de sua eleição, podendo ser reeleitos.
 
Rio Paranapanema
Única empresa de capital aberto do grupo, segue as regras do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG) e a Lei das Sociedade por Ações. Também adota práticas que assegurem a conformidade de sua atuação, incluindo a contratação de auditoria independente para avaliar seus balanços e demonstrações financeiras.
O Conselho de Administração tem o dever, entre suas responsabilidades, de estabelecer as diretrizes do negócio, eleger os membros da Diretoria Executiva, definir suas atribuições e fiscalizar seu desempenho. É constituído por até cinco membros (suplente respectivos suplentes), eleitos em Assembleia Geral para mandatos de três anos, sendo permitida a reeleição. Dois dos membros (um efetivo e seu respectivo suplente) são eleitos pelos colaboradores. Em dezembro de 2017, era composto por quatro integrantes efetivos e dois suplentes (sendo um membro efetivo e respectivo suplente eleitos separadamente pelos colaboradores).
A Diretoria Executiva é responsável por administrar os negócios e executar as deliberações do Conselho de Administração. Seus integrantes são eleitos pelo Conselho de Administração para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição. Em dezembro de 2017, era composta por cinco integrantes.
As atividades da administração e as demonstrações financeiras são fiscalizadas pelo Conselho Fiscal, órgão de caráter não permanente, instalado sempre que requerido pelos acionistas. Desde 2006, a Assembleia Geral tem requerido a instalação do Conselho Fiscal. As demonstrações financeiras são auditadas por auditoria independente.
 
GESTÃO DE RISCOS
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Em 2017, após a estruturação da Diretoria de Compliance, Riscos e Auditoria, ocorrida no final de 2016, a Companhia iniciou o seu processo de Gerenciamento de Riscos Corporativos, por meio do processo periódico de Risk Assessment para apoio na identificação e no monitoramento dos riscos que podem afetar negativamente os negócios. Relatórios periódicos serão divulgados ao Comitê Executivo. |GRI 102-20|
Nesse processo, a equipe de Riscos aporta metodologia e ferramentas para que cada área e empresa do grupo acompanhe e adote medidas de mitigação para os tópicos sob sua responsabilidade, a exemplo de riscos financeiros, estratégicos,  operacionais, legais/regulatórios, de conformidade,  ambientais e de imagem e reputação.
Como exemplo, um dos riscos de alto impacto é o hidrológico, uma vez que as geradoras de energia convivem com a regulamentação em vigor que aloca mensalmente a garantia física de suas usinas segundo a relação entre o volume de energia efetivamente gerado pelo conjunto de usinas que integram o Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e a soma da garantia física desses mesmos empreendimentos, que é estabelecida pelo poder concedente como máxima quantidade de energia que pode ser vendida. Com as restrições hídricas decorrentes do menor volume de chuvas em diferentes regiões do Brasil e interferências regulatórias na condução do modelo setorial, nos últimos anos a geração hídrica tem sido deslocada em relação a outras fontes, ficando abaixo dos volumes de energia previamente comercializados, o que tem deixado as empresas expostas à necessidade de compra de energia no mercado de curto prazo, geralmente arcando com preços acima dos estabelecidos em contrato com seus clientes.
Como esse fator causa desequilíbrio financeiro para as geradoras, a CTG Brasil vem adotando uma estratégia de proteção (hedge) que objetiva reduzir e mitigar possíveis perdas financeiras.  Além disso, mantém acompanhamento permanente de questões regulatórias, participando de discussões e decisões referentes ao tema e antevendo os riscos relacionados.
 
Operações
No apoio à gestão dos riscos operacionais, são adotadas atividades de monitoramento e manutenção preventiva das usinas, o que assegura o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e o cumprimento dos contratos de compra e venda de energia elétrica firmados com os clientes. Os procedimentos também contribuem para a redução de custos e dos riscos de paradas não programadas das unidades geradoras de energia elétrica.
No apoio à gestão dos riscos operacionais, são adotadas atividades de monitoramento e manutenção preventiva das usinas, o que assegura o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e o cumprimento dos contratos de compra e venda de energia elétrica firmados com os clientes. Os procedimentos também contribuem para a redução de custos e dos riscos de paradas não programadas das unidades geradoras de energia elétrica.
Há um programa estruturado nas usinas da Rio Paraná e Rio Paranapanema para o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm), que prevê reuniões anuais com as comunidades do entorno dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Nesses encontros são esclarecidas dúvidas e abordadas informações sobre a operação dos reservatórios em épocas de seca e cheias e os possíveis impactos nas comunidades. Em 2017, foi registrada a participação de 193 representantes de comunidades, prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Câmara de Vereadores de 13 municípios. Há planos de expansão desse programa envolvendo as usinas de Rio Canoas e Rio Verde, potencializando, dessa forma, as atividades relacionadas aos seus Sistemas SOSEm.
 
ÉTICA E INTEGRIDADE
|GRI 103-2, 103-3|
Integridade é um dos valores da CTG Brasil e que orienta as atitudes no dia a dia dos negócios, estabelecendo a ética como um dos princípios fundamentais. Em 2017, como parte do processo de construção e aperfeiçoamento de padrões de gestão e governança, foi implementado o Programa de Compliance que incluiu a elaboração e publicação do Código de Ética e Conduta nos Negócios e das demais políticas que suportam o programa, abrangendo as melhores práticas do mercado em temas como conflitos de interesse e combate à corrupção. Todas as unidades controladas pela Companhia também foram avaliadas sob a ótica de riscos relacionados à corrupção.
|GRI 102-16, 205-1|
O Código foi elaborado de forma multidisciplinar, envolvendo as áreas de Compliance, Recursos Humanos, Jurídico e Marca, Comunicação & Sustentabilidade, e aprovado pelo Comitê Executivo. O documento apresenta os princípios-chave que devem nortear o relacionamento entre a Companhia e os colaboradores, terceiros, acionistas e a sociedade em geral. Orienta também os colaboradores a conversar com o seu superior imediato ou encaminhar ao Comitê de Ética / Departamento de Compliance pedidos de orientação ou sugestões de melhorias do Código, que pode ser acessado em
https://cdn-site.contatoseguro.com.br/assets/img/hotsite/ctgbr/codigo-conduta.pdf
Ao longo do ano, 100% dos colaboradores assinaram o termo de compromisso e passaram por treinamento presencial. Também receberam comunicações específicas em 2017 e durante a semana que antecedeu o Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. A partir de 2018 estará disponível um treinamento online, para a reciclagem anual obrigatória. Todos os documentos são publicados em português e inglês.  |GRI 205-2|
Para fornecedores e parceiros, foi estabelecido um processo de análise para contratação (due diligence), com levantamento de aspectos relacionados a riscos financeiros, legais, ambientais e sociais. Em 2018 estão previstos a criação do Código de Conduta para Fornecedores e treinamentos específicos.
Comitê de Ética
Formado por vice-presidentes e diretores de diversas áreas e liderado pelo diretor-presidente, analisa as situações relacionadas à conduta e ao comportamento ético de colaboradores, parceiros e fornecedores. Também avalia questões que possam não estar claramente definidas no Código e podem comprometer a qualidade, segurança e transparência dos processos, bem como a reputação da Companhia.
 
CANAL DE ÉTICA
|GRI 102-17|
O Canal de Ética da Companhia, criado em 2017, é espaço para Colaboradores e público externo manifestarem situações de não conformidade envolvendo as empresas da CTG no Brasil, seus Colaboradores, terceiros e demais públicos de interesse. Atende 24 horas por dia, sete dias por semana, em português e inglês, por meio de telefone (0800 601 6888) ou internet (https://contatoseguro.com.br/ctgbr).
O canal pode receber relatos de suspeitas de fraude, suborno, lavagem de dinheiro, assédio sexual, assédio moral, discriminação, violência física, descumprimento de leis e diretrizes organizacionais, entre outros. É administrado por uma empresa independente, com garantia de sigilo e confidencialidade, de não retaliação e a possibilidade de manter o anonimato, pois a identificação é opcional. O processo pode ser acompanhado em consultas ao próprio canal. Em 2017, não foi registrado nenhum caso de corrupção. |GRI 205-3|

 

Sustentabilidade & Cultura corporativa

  • Criar conexão e transparência com a sede
  • Buscar oportunidades de crescimento atraentes e sustentáveis
  • Balancear  diversificação e longevidade de ativos
  • Implementar projetos estratégicos e estar pronto para expansão
  • Apoiar as funções core, otimizando qualidade, tempo, e custo das funções de suporte
  • Fornecer uma plataforma de TI adequada
  • Garantir planejamento financeiro adequado
  • Garantir uma relação adequada de risco-retorno
  • Otimizar estrutura e custo de capital
  • Garantir os mais altos padrões de meio ambiente, saúde e segurança
  • Otimizar disponibilidade e confiabilidade de plantas
  • Otimizar custo & CAPEX das plantas