Relatório Anual de Sustentabilidade 2018

Responsabilidade
na cadeia de valor

Garantir os direitos fundamentais do trabalho nas relações comerciais e alavancar a sustentabilidade na cadeia de valor

R$ 1,25 bilhão

pagos a fornecedores

|GRI 103-2, 103-3|
As políticas e os processos de seleção e contratação de fornecedores ganharam, em 2018, dois importantes reforços. Graças a uma ferramenta que controla online e em tempo real as informações sobre os fornecedores, foi aperfeiçoado o controle sobre as contratações de terceiros. Anteriormente, antes de assinar um contrato (ou renová-lo), a verificação era feita manualmente. Agora, o sistema aponta possíveis riscos e faz uma série de avaliações que ajudam a Companhia a melhorar esse controle.

 

 

Gestão de fornecedores |GRI 102-9|

ESTRATÉGIA É MANTER RELACIONAMENTOS SÓLIDOS E DE MÉDIO E LONGO PRAZO

 

Parcialmente centralizada, a gestão dos fornecedores ocorre em conjunto com a área Administrativa/Cadastro de Fornecedores e os gestores de contratos que solicitam o material ou serviço e são responsáveis pelo monitoramento mensal para assegurar o atendimento às obrigações pactuadas. Em 2018, ocorreu a unificação da base de cadastro dos fornecedores, com a utilização de dois sistemas para registro (Totvs e PeopleSoft).
Entre os fornecedores, há pequenas, médias e grandes empresas e a Companhia tem como estratégia priorizar, sempre que possível, o relacionamento com aqueles que estão localizados próximos das usinas hidrelétricas, como forma de incentivar seu desenvolvimento, estreitar o relacionamento com a comunidade e fortalecer aspectos sociais e econômicos de cada região. Também são mantidos contratos permanentes com empresas de grande porte, detentoras de tecnologia, mão de obra qualificada e fornecimento de sobressalentes de última geração. Historicamente, há um baixo turnover de fornecedores, efeito da estratégia de procurar manter relacionamentos sólidos e de médio e longo prazo.
No encerramento do ano, a CTG Brasil mantinha 2.194 fornecedores ativos, sem o registro de mudança na cadeia ou localização de fornecedores. Em 2018, os gastos com fornecedores, incluindo aquisição de energia, somaram R$ 1,25 bilhão no conjunto das quatro empresas geradoras. |GRI 102-10|
Em serviços, são principalmente empreiteiros, prestadores de serviços (manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e máquinas, vigilância, recepção, portaria, transportes de empregados, limpeza, entre outros) e consultorias diversas. Em materiais, concentram-se as aquisições de equipamentos elétricos e mecânicos, materiais elétricos, materiais hidráulicos, ferramentas, combustíveis, informática, produtos de higiene, materiais de escritório, óleos, lubrificantes, itens de limpeza, etc.
Seleção e contratação
A seleção dos fornecedores segue princípios estabelecidos na Política de Compras e Contratações, que leva em consideração aspectos técnicos e comerciais, saúde financeira da empresa que será contratada, além de atender a critérios de compliance, com atendimento à legislação vigente.
No segundo semestre, mais de 350 colaboradores das usinas participaram de programas de treinamento e capacitações para que todos saibam como solicitar os processos de contratação, com ênfase na criação das Especificações Técnicas e Análises Técnicas de propostas recebidas. Para garantir maior sustentabilidade ao processo, as áreas de Saúde e Segurança e de Seguros participam desde a etapa inicial de elaboração da Especificação Técnica. Mantido anteriormente, apenas no Rio Paranapanema e na Sapucaí-Mirim, esse procedimento foi estendido para toda a Companhia em 2018.
Há avaliação de risco para todos os contratos de serviço, categorizando-os como alto e baixo. A análise é realizada de maneira integrada, para contemplar aspectos de meio ambiente, saúde e segurança, mas não há critérios ambientais ou sociais que determinam a seleção do fornecedor, sendo que esse tema está em análise para futura avaliação. Os requisitos contratuais são analisados nos processos de liberação dos pagamentos com aval das áreas usuárias dos serviços, conforme Política de Gestão de Contratos. Os acordos de investimentos significativos são submetidos para aprovação do Conselho Consultivo local e da CTG, na China. Em 2018, quatro contratos relacionados à modernização das UHEs Jupiá e Ilha Solteira enquadraram-se nesse critério. |GRI 412-3|
Todos os contratos da Companhia incluem cláusulas de garantia dos direitos humanos e de responsabilidade social para exigir que o fornecedor contratado não utilize trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo. Em 2018, não foram identificados riscos dessa natureza nas operações. |GRI 408-1, 409-1|
Antes do início do serviço, a área responsável pelo acompanhamento realiza reuniões com os fornecedores, orientando-os em relação às práticas de segurança que evitam eventuais acidentes e impactos negativos que possam ocorrer durante as atividades. O contrato pode ser rescindido caso algum incidente ocorra por negligência ou imperícia do prestador de serviço ou sejam identificadas violações a práticas trabalhistas. Todos os contratos possuem cláusula que exigem do fornecedor a apresentação mensal das guias de recolhimento de encargos sociais e demais taxas/impostos específicos da prestação de serviço realizada.

>