Nos dois últimos anos, avançamos em estabelecer as linhas prioritárias para o nosso programa de Pesquisa & Desenvolvimento. Elas se alinham aos objetivos estratégicos da CTG Brasil e devem nos ajudar a cumprir nossa visão de ser referência em energia limpa no País, com base em critérios de excelência operacional, redução de riscos e otimização de receita. Nossa prioridade é focar em soluções inovadoras que contribuam para a resolução dos desafios do setor, aumentem a segurança do fornecimento de eletricidade e gerem valor para toda a sociedade.

A CTG Brasil, reconhecendo seu papel de liderança num cenário de novas iniciativas e tendências nos modelos de negócio, vem intensificando a busca e incorporação de novas tecnologias alinhadas à direção estratégica e aplicadas por toda empresa, como inteligência artificial, BIG DATA, bioprocessamento avançado, biotecnologias, redes de comunicação e Internet das Coisas (IoT).

Como resultado desse trabalho, desenvolvemos um road map tecnológico que irá orientar as nossas atividades de P&D, para que aloquemos os recursos em linhas de pesquisa de forma efetiva, que tragam soluções não só para a empresa, mas para todo o setor elétrico brasileiro, além de impactos positivos para as comunidades nas regiões em que atuamos.

Outro benefício é a capacitação, pois, como os projetos de P&D  são executados em um modelo de inovação aberta, em parceria com universidades, institutos e empresas de fomento à tecnologia, incentivamos assim a formação de técnicos, mestres e doutores, fortalecendo o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores, além de impulsionar o conhecimento em um mundo de constantes mudanças.

Durante o processo de construção desse road map, foram envolvidas diversas áreas da CTG Brasil, incluindo nossos principais executivos, que participaram ativamente de todo o processo, orientando e direcionando sobre as necessidades  das áreas, identificação de benchmarks no País e no exterior, análises sobre rotas tecnológicas e identificação de temas que devem ser priorizados em nossos projetos de P&D nos próximos anos.

Nas próximas páginas, você vai conhecer mais detalhes desse trabalho e também sobre os projetos de P&D que estão em andamento ou que foram concluídos em 2019. São projetos que buscam soluções para os desafios do setor elétrico, e inovação na geração de energia limpa, além da geração de valor para toda a sociedade.

Um dos trabalhos que tem se destacado é o de controle genético do mexilhão-dourado, um molusco que se tornou uma das mais temidas espécies invasoras das bacias hidrográficas brasileiras. Concluímos uma primeira fase, e já iniciamos a segunda e a terceira fases desse projeto. Outra espécie aquática que tem impactado o meio ambiente e a operação das usinas hidrelétricas no Brasil, e que estão sendo estudadas pelos projetos de P&D da CTG Brasil, são as macrófitas - plantas aquáticas de proliferação rápida e excessiva, cujos desprendimentos chegam a movimentar grandes aglomerados de plantas, podendo atingir as grades de proteção da barragem, causando entupimento e até mesmo o rompimento dessas grades.

Estamos também nos preparando para o Novo Marco do Setor Elétrico estudando temas como a evolução da demanda, a separação de lastro e energia, formação de preço horário, expansão do mercado livre, entre outros projetos que vocês poderão conferir no Anuário.

O Digital Innovation Lab, laboratório que busca ampliar a transformação digital dos negócios da empresa por meio da conexão intensa com o ecossistema de inovação, também é apresentado nessa publicação.

Não deixamos de lado as questões socioambientais, por exemplo, no projeto em que abordamos o desenvolvimento de um protocolo para acompanhar ações de reassentamento de populações em decorrência da construção de usinas, assim como estudos para mapear e sistematizar soluções para impulsionar o turismo sustentável.

O andamento e a conclusão bem-sucedida dos projetos, além da relevância que eles têm alcançado, mostram que estamos no caminho certo e reforçam a importância de investirmos em inovação, focando em desenvolver tecnologias no Brasil, em responder com soluções aos desafios do setor elétrico e em criar valor para a empresa, seus acionistas e toda a sociedade.

Evandro Vasconcelos

Vice-Presidente Geração e Comercialização

 

Mensagem da Diretoria