CTG Brasil participa de Webinar sobre Gestão de Reservatórios

Evento será realizado pelo CBHRP e REBOB no dia 27/8, em comemoração ao Dia do Rio Paranapanema, e contará com a participação do ONS, da ANA, da ONG TNC e outras empresas do setor de geração hidrelétrica

A CTG Brasil, concessionária de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema, participa, no dia 27 de agosto, a partir das 9h, de um webinar sobre gestão dos reservatórios do Paranapanema. O evento, com inscrições gratuitas e aberto ao público, ocorre na data do aniversário do rio, um dos mais importantes da bacia hidrográfica brasileira.

Realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBHRP) e pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), com o apoio da CTG Brasil, o seminário online tem como objetivo apresentar, esclarecer e dialogar com a sociedade e as comunidades do entorno da bacia sobre a gestão dos reservatórios no Rio Paranapanema, além de apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar os impactos que a seca prolongada tem causado no nível dos reservatórios localizados ao longo do rio.

O evento contará com palestras de importantes órgãos reguladores do setor elétrico, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Águas (ANA), além da ONG The Nature Conservancy e de outras empresas do setor de geração que também atuam no Rio Paranapanema, além da CTG Brasil.

“Grande parte das nossas operações está localizada no rio Paranapanema, que é de extrema relevância para o setor elétrico, para a população e para os diversos municípios no entorno dos reservatórios. Nós buscamos promover o desenvolvimento sustentável por meio da geração de energia limpa e abrir esse diálogo com a sociedade é essencial para alcançarmos esse objetivo”, afirma Márcio Peres, diretor de Gestão de Ativos de Geração da CTG Brasil.

Vale ressaltar que o Rio Paranapanema é responsável por 5% de toda produção elétrica no Brasil e, desde outubro de 2018, atravessa uma severa crise hídrica, ocasionada pela falta de chuvas na região.

Para participar do webinar “Gestão dos Reservatórios do Rio Paranapanema”, é preciso efetuar a inscrição gratuita pelo link http://bit.ly/webinar_paranapanema até o dia 26/8. O é aberto ao público e será realizado das 9h ao meio-dia.

 

Webinar Gestão dos Reservatórios do Rio Paranapanema

Dia 27/8, quinta-feira, das 9h às 12h

Inscrições gratuitas pelo link http://bit.ly/webinar_paranapanema

 

Programação

9h – Abertura | CBHRP, REBOB, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

 

9h15 – Palestras

  • Os Reservatórios na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema | CBHRP
  • A Gestão dos Reservatórios: Objetivos e Competências e o Papel da Sala de Crise do Paranapanema | ANA
  • A Gestão dos Reservatórios e a Importância para o SIN | ONS
  • Os Fatores Climáticos e seus Impactos aos Ecossistemas de Água Doce | ONG TNC
  • A Atuação das Concessionárias nos Reservatórios | CTG Brasil, Copel, Votorantim

11h às 12h – Diálogo com os participantes

12h – Encerramento

 

Mais informações:

secretaria@paranapanema.org

(14) 3316-9290